São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
Elementos da comunicação
- 1- Emissor: o que emite a mensagem
- 2- Receptor: Indivíduo ou grupo que decodifica (recebe) a mensagem.
- 3- Mensagem: O próprio texto transmitido pelo Emissor e recebido pelo Receptor.
- 4- Canal: É o meio físico por onde circula a mensagem entre o emissor e o receptor
- 5- Referente ou Contexto: Conteúdo da mensagem, objeto ou situação a que a mensagem se refere, contexto relacionado a emissor e receptor .
- 6- Código: Conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem, normalmente uma língua natural.
São elas :
Função emotiva ou expressiva
Esta função ocorre quando se destaca o emissor. A mensagem centra-se nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A ideia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. A presença de interjeições, pontuação com reticências e pontos de exclamação também evidenciam a função emotiva ou expressiva da linguagem. Os textos que expressam o estado de alma do locutor, ou seja, que exemplificam melhor essa função, são os textos líricos, as autobiografias, as memórias, a poesia lírica e as cartas de amor. Essa é a função emotiva.
Exemplos :
- “Porém meus olhos não perguntam nada./ O homem atrás do bigode é sério, simples e forte./ Quase não conversa./ Tem poucos, raros amigos/ o homem atrás dos óculos e do bigode.” (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade)
- O criador de uma charge pode expor sua opinião de uma maneira cômica.
Função referencial ou denotativa
Função apelativa ou conativa
Função fática ou de contato
Função poética
Função Metalinguística
Nenhum comentário:
Postar um comentário